BrasCourt

Conheça nossas

Quadras de Tênis

Quadras de Tênis

Realizamos a construção, manutenção, pintura ou reforma da sua quadra de tênis
Existem 3 principais tipos de piso das quadras de tênis: a quadra de saibro ou quadra lenta; quadra dura ou quadra rápida; e a quadra de grama.  Aqui na Brascourt nós construímos com: Grama sintética Saibro com pó de tijolo. Asfalto ou concreto (cimento) Carpete (manta de borracha SBR)

Modelos de Quadras

Quadras de tênis de saibro.

As quadras de saibro também conhecidas como quadras lentas ou quadras de terra batida, são as mais utilizadas no Brasil e, consequentemente, onde temos o melhor histórico em termos de Grand Slam com Roland Garros, que é o único dos quatro torneios Grand Slam disputado nesta superfície. É comum confundir o saibro com o pó da quadra, porém, este é o pó de telha, que é utilizado por cima do saibro. Este pó é de cor laranja, mas pode ser tingido de outras cores. O saibro é o produto que forma o piso da quadra, preparado a partir de uma mistura de areia, pedra e argila. Existe também uma variação do saibro chamada hard-tru, que é formado com uma proporção maior de partículas de origem rochosa, tornando o piso um pouco mais duro e rápido que o saibro normal. Como o piso de terra batida é fofo, parte da força da bola é absorvida no quique, reduzindo a velocidade dela. Por isso tem o nome de quadra lenta.

Quadra rápida de tênis, ou quadra dura.

As quadras rápidas, também conhecidas como quadras duras ou de cimento, podem variar bastante, principalmente em termos de velocidade. De acordo com a quantidade de areia misturada na tinta que reveste o piso, ela pode ser mais rápida ou mais lenta. As quadras de tênis duras podem ser de acrílico, como são as do US Open, ou sintéticas, como as do Australian Open. Em geral, a maior parte das quadras rápidas no mundo são sintéticas. É importante dizer que as quadras de acrílico são mais rígidas e rápidas, porém, também são mais prejudiciais ao físico dos jogadores. Devido ao seu piso duro, a bola não perde velocidade no quique como acontece no saibro e, por isso, são chamadas de quadras rápidas.

Quadras de grama.

Feitos de grama, este é o piso mais incomum do tênis, principalmente aqui no Brasil. Como é feito de grama, também é o piso mais irregular, fazendo com que, algumas vezes, a bola desvie após o quique. A grama pode ter no máximo 8mm de altura. Esta superfície oferece pouco atrito à bola, que desliza no chão ao quicar, perdendo muito pouco da velocidade e  ficando mais rente ao chão. Devido à esta característica, a quadra de grama é a quadra mais rápida do tênis. Perfeita para jogadores que utilizam o saque e voleio com frequência, como Sampras e Federer.

Especificações

Dimensões da quadra de tênis.

Tênis se joga em uma superfície retangular e plana, que pode estar construída por diversos materiais. A quadra tem 23 metros de longitude. E de largura varia de acordo com o jogo: Individual (8 metros) ou; Duplas (10 metros). O terreno necessita prever um espaço adicional nos lados e ao fundo, para alcançar as bolas do jogo além do limites das linhas, devendo regulamentarmente ser essas medidas de 3,65 metros e 6,40 metros, respectivamente, segundo o regulamento internacional.

Medidas das quadras de tênis oficiais

No jogo individual, as medidas da quadra de tênis são 23,77m de comprimento por 8,23m de largura. Para os jogos de dupla, as medidas da quadra de tênis são 23,77m de comprimento por 10,97m de largura.

Medida da quadra de tênis para iniciantes até dez anos.

Segundo a ITF, as quadras podem ser divididas em dois grupos: as vermelhas e as laranjas: Vermelhas – De 10,97 a 12,80m de comprimento por 4,27 a 6,10m de largura. A rede deve ter uma altura entre 80 e 83,8cm de altura no centro. Laranjas – De 17,68 a 18,29m de comprimento por 6,27 a 8,23m de largura. A rede deve ter uma altura entre 80 e 91,4cm de altura no centro.
Medidas da rede de tênis.

As quadras de tênis são divididas ao meio por uma rede com 0,914m de altura, considerando o centro dela. Ela é suspensa por um cabo ligado a dois postes de 1,07m de altura,  um em cada canto da quadra. A altura da rede pode ser regulada nos postes que a suspendem e na alça central da rede. É importante dizer que esta alça central deve ser branca, assim como a faixa superior que reveste o cabo na parte de cima da rede.
Segue a medida destes materiais:

Altura da rede: 0,914m Altura dos postes: 1,07m Diâmetro máximo do cabo que suspende a rede: 0,8cm Largura máxima da alça central: 5cm

Medidas da linha nas quadras de tênis.

As linhas em ambos os fundos da quadra são chamadas de linhas de base, ou simplesmente linhas de fundo. As laterais da quadra são chamadas apenas de linhas laterais. Duas linhas, uma em cada lado da quadra, são situadas a uma distância de 6,40m da rede e paralelas a ela. Estas linhas são chamadas de linhas de saque. Cada um desses lados da quadra é dividido ao meio por mais uma linha, paralela às linhas laterais, formando as áreas de saque.
As linhas de fundo são divididas ao meio por uma marca central de 10cm de comprimento. Esta marca deve ser feita na parte de dentro da quadra, paralela às linhas laterais. Destacamos a seguir as medidas das linhas: Linhas de saque: 5cm Linhas de fundo: até 10cm Restante das linhas da quadra: entre 2,5 e 5cm

Manutenção

Saibro

 

No encerramento das atividades, no período noturno, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer as linhas e encharcar a quadra. A quantidade de água deverá ser o suficiente para que a quadra amanheça em condições de jogo, para o período da manhã. O funcionário deverá respeitar várias intempéries, ou seja, o clima do dia, pontos de sombra na quadra, etc. No caso, joga-se mais ou menos água , dependendo da situação.

 

Período da Manhã – das 6:00hs às 12:00hs

 

No início das atividades tenísticas, no período da manhã, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e liberar a quadra para os associados. Essa quadra suportará as atividades até a hora do almoço.

 

Período da Tarde – das 12:00hs às 16:30hs

 

Nesse período, a quadra deverá sofrer nova manutenção, sendo bastante aguada. O funcionário, antes de aguar, deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e depois encharcar. Logo que a quadra estiver no ponto deverá novamente passar a rede ou escovão.

 

Período Tarde/Noite – das 16:30hs às 22:00hs

 

Nesse período deverá haver uma leve chuviscada para que suporte o período estabelecido acima.

PISOS DE TÊNIS

DÚVIDAS COMUNS

A construção de uma quadra de piso asfáltico ou saibro demora cerca de 30 dias

A construção de uma quadra de areia ou beach tênis leva cerca de 10 dias.

O piso de concreto é um piso que apresenta juntas de dilatação, enquanto o piso asfáltico é um piso monolítico. Nós da Brascourt aconselhamos usar o piso asfáltico por ser um piso macio e ideal para a prática de esportes.

É necessário um terreno de 18m x 36m para a prática do tênis e 16m x 32m uma quadra poliesportiva, uma quadra de areia 11m x 22m.

Limpar a quadra de folhas, plantas e insetos, com uma vassoura apropriada. Quando for lavar a quadra, não usar máquinas tipo Wapp, lavar suavemente com sabão neutro. Repintar a quadra a cada 5 ou 6 anos. Evitar jogar com o piso muito quente, correndo o risco de criar marcas de batidas com a raquete.

molhar a superfície para mantê-la sempre úmida. Varrer duas vezes ao dia, limpando as linhas em seguida. Nunca colocar objetos com peso nos apoios.

SIGA NOSSO INSTAGRAM @brascourtpisos

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.