BrasCourt

Conheça nosso piso de

Saibro

SAIBRO BRASCOURT

Brascourt é o piso oficial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), ITF (International Tenis Federation) no Brasil, do tênis nos Jogos Panamericanos Rio 2007 e da CBBT (Confederação Brasileira Beach Tenis)

Quadras de saibro.

 

As quadras de saibro também conhecidas como quadras lentas ou quadras de terra batida, são as mais utilizadas no Brasil e, consequentemente, onde temos o melhor histórico em termos de Grand Slam com Roland Garros, que é o único dos quatro torneios Grand Slam disputado nesta superfície. É comum confundir o saibro com o pó da quadra, porém, este é o pó de telha, que é utilizado por cima do saibro. Este pó é de cor laranja, mas pode ser tingido de outras cores.

 

O saibro é o produto que forma o piso da quadra, preparado a partir de uma mistura de areia, pedra e argila. Existe também uma variação do saibro chamada hard-tru, que é formado com uma proporção maior de partículas de origem rochosa, tornando o piso um pouco mais duro e rápido que o saibro normal. Como o piso de terra batida é fofo, parte da força da bola é absorvida no quique, reduzindo a velocidade dela. Por isso tem o nome de quadra lenta.

Manutenção

 

No encerramento das atividades, no período noturno, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer as linhas e encharcar a quadra. A quantidade de água deverá ser o suficiente para que a quadra amanheça em condições de jogo, para o período da manhã. O funcionário deverá respeitar várias intempéries, ou seja, o clima do dia, pontos de sombra na quadra, etc. No caso, joga-se mais ou menos água , dependendo da situação.

 

Período da Manhã – das 6:00hs às 12:00hs

 

No início das atividades tenísticas, no período da manhã, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e liberar a quadra para os associados. Essa quadra suportará as atividades até a hora do almoço.

 

Período da Tarde – das 12:00hs às 16:30hs

 

Nesse período, a quadra deverá sofrer nova manutenção, sendo bastante aguada. O funcionário, antes de aguar, deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e depois encharcar. Logo que a quadra estiver no ponto deverá novamente passar a rede ou escovão.

 

Período Tarde/Noite – das 16:30hs às 22:00hs

 

Nesse período deverá haver uma leve chuviscada para que suporte o período estabelecido acima.

 

QUADRAS DE SUCESSO

DÚVIDAS COMUNS

A construção de uma quadra de piso asfáltico ou saibro demora cerca de 30 dias

A construção de uma quadra de areia ou beach tênis leva cerca de 10 dias.

O piso de concreto é um piso que apresenta juntas de dilatação, enquanto o piso asfáltico é um piso monolítico. Nós da Brascourt aconselhamos usar o piso asfáltico por ser um piso macio e ideal para a prática de esportes.

É necessário um terreno de 18m x 36m para a prática do tênis e 16m x 32m uma quadra poliesportiva, uma quadra de areia 11m x 22m.

Limpar a quadra de folhas, plantas e insetos, com uma vassoura apropriada. Quando for lavar a quadra, não usar máquinas tipo Wapp, lavar suavemente com sabão neutro. Repintar a quadra a cada 5 ou 6 anos. Evitar jogar com o piso muito quente, correndo o risco de criar marcas de batidas com a raquete.

molhar a superfície para mantê-la sempre úmida. Varrer duas vezes ao dia, limpando as linhas em seguida. Nunca colocar objetos com peso nos apoios.

SIGA NOSSO INSTAGRAM @brascourtpisos

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.